BLOG

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES E DICAS PARA SUA SAÚDE

GORDURA BOA É AQUELA QUE VOCÊ NÃO COME

GORDURA BOA É AQUELA QUE VOCÊ NÃO COME

Por ser uma ciência extremamente nova, uma criança quando comparada com áreas como matemática, direito ou medicina, ela está evoluindo e com isso novos estudos e novas descobertas são realizadas a cada momento.
E agora, estamos vivendo o momento da tal "gordura boa", quem diria de vilã a mocinha! Mas será que é bem assim? Não estou aqui para discutir os benefícios do óleo de coco, ou se utilizar azeite para cozinhar faz mal para a saúde. O que eu quero lembrar é que, boa ou não, gordura é gordura, possuindo aproximadamente 9Kcal por grama, mais do que o dobro de carboidratos e proteínas (aprox. 4Kcal respectivamente).
Vale ressaltar também que quando possuímos um padrão adequado e balanceado de dieta, já consumimos o que precisamos de gorduras apenas com o que está presente nos próprios alimentos, sem necessidade de quantidade adicional. E a estratégia de adicionar uma fonte extra de gordura para auxiliar na saciedade é extremamente relevante, porém devemos compensar este valor a mais restringindo em outros momentos e de outros macronutrientes.
Portanto se o seu objetivo principal, como o da grande maioria dos mortais, é perder gordura e peso corporal, repense o que diz a maioria, por que para você mais importante do que a índole da gordura é a quantidade total de calorias!

PROF.MS. BRUNO PAGAN
O autor: Mestre em Atividade Física & Saúde (UEM/UEL), com especialização em Atividade Física & Saúde (UniCESUMAR), Graduado em Educação Física (UEM), cursou Nutrição (PUCPR) até o último ano, deu uma parada para realizar o mestrado e fundar duas empresas, AVALIARE e SPARKO. Hoje se reveza na administração, aulas em diversos cursos de pós graduação, participa de maratonas, triatlhon e está fazendo mais uma pós-graduação em Ciências Médicas no Exercício e no Esporte (CEFIT).